SCDB cria a Biblioteca Alexandria para membros da Cavalaria; já possui 136 arquivos em dois acervos

Lançada oficialmente na primeira semana de maio, de forma totalmente online, o projeto Biblioteca de Alexandria, do Gabinete Nacional da Liderança Juvenil através da Secretaria Nacional da Ordem da Cavalaria, tem como objetivo valorizar os trabalhos produzidos pelos membros da Ordem DeMolay, permitindo que eles cadastrem seus documentos na aba da biblioteca no site dembolaybrasil.org.br, no Sistema de Informação DeMolay, (SISDM), disponibilizando-os para que todos possam acessar, assistindo assim diferentes pontos de vista construídos pelas diferentes realidades.

A Biblioteca de Alexandria surge como maior acervo de documentos e livros filosóficos, históricos, ritualísticos etc. relacionados à Ordem DeMolay no Brasil, centralizada dentro do SISDM. Idealizado em janeiro desse ano, tem como Coordenador do Projeto o Irmão Lucas Padula Abbade.

“É extremamente gratificante que após meses recolhendo arquivos de todos os estados brasileiros, estes possam ser disponibilizados via SISDM, de forma que nunca se perderão, algo que frequentemente acontece dentro das organizações. Agora, o membro pode cadastrar seu livro no acervo e este ficará eternizado”, menciona Lucas Padula Abbade.

O nome Biblioteca de Alexandria, para esse projeto, é uma homenagem das mais significativas e célebres bibliotecas e um dos maiores centros de produção do conhecimento na Antiguidade. Estabelecida durante o século III a.C. no complexo palaciano da cidade de Alexandria, no Reino Ptolemaico do Antigo Egito, a Biblioteca fazia parte de uma instituição de pesquisa chamada Mouseion.

Esse projeto conta com dois acervos. Um referente a primeira fase dessa ideia, que contempla diversos trabalhos de Priorados de todo o Brasil; outro referente que contempla diversos livros de domínio público que abordam temas sobre a Ordem da Cavalaria e filosofia, totalizando até o presente momento cerca de 136 arquivos.

A Biblioteca de Alexandria é destinada aos membros Cavaleiros Ativos nesse primeiro momento do projeto. Eles têm acesso aos textos que correspondem aos graus/sublimes que receberam.

O Cavaleiro que não recebeu a Chama Imortal, o livro “The Betrayal of Jacques DeMolay and the Knights”, assim como demais livros referentes à sublime, não aparecerão para o mesmo.

“Fico muito feliz em finalmente ver a Biblioteca de Alexandria funcionando e disponível para todos os Cavaleiros. É muito gratificante ver diversos trabalhos de todo Brasil sendo compartilhados entre os Priorados, dessa forma encurtando ainda mais a distância entre os irmãos durante a pandemia que estamos vivendo, proporcionando uma maior variedade de modelos e temas para serem discutidos em nossas organizações, explica o Irmão Alexandre Alves de Azevedo Filho, Corretor do Projeto.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por