O Grande Conselho do Estado do Rio Grande do Sul (GCERS), com o apoio do Supremo Conselho DeMolay Brasil (SCDB), da Associação DeMolay Alumni Brasil (ADAB); diversos outros colaboradores desta instituição juvenil disponibilizou uma Chave Pix para quem desejar colaborar para ajudar o estado que vem sofrendo com o forte temporal desde segunda-feira 29, onde já deixou, segundo o governo estadual, 39 mortes, 68 pessoas desaparecidas e 74 feridos em razão dos temporais até esta sexta-feira (3).
A Chave Pix para realizar essa ajuda e colaboração é grandeconselho@demolayrs.com.
O Grande Mestre Estadual , Elder Gama, conta com a solidariedade de todo o país neste momento.
“O apoio de todo país é essencial para amenizar o sofrimento de todos que perderam o que tinham. Hoje precisamos nos unir para que todos percebam a força da nossa solidariedade”.
Elder Gama conta também, que as pessoas que desejam realizar doações presenciais podem se dirigir ao Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) ponto central de arrecadação do governo estadual.
“Estamos em contato com a defesa civil e demais entidades públicas. Hoje precisa alimentos e água. Mas sabemos que a demanda de produtos de limpeza logo chegará, assim que a água baixar”, explica.
Conforme o boletim mais recente da Defesa Civil, desta sexta-feria, 3 de maio, cerca de 32 mil pessoas estão fora de casa, sendo 8.168 pessoas em abrigos e 24.080 desalojados, na casa de familiares ou amigos.
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) estima perdas financeiras de R$ 275,3 milhões nas cidades afetadas pelos temporais.
O governador Eduardo Leite afirmou que, além de recursos federais, o estado vai destinar verbas para restabelecer as regiões afetadas.
“Tenho confiança que não faltará o apoio dos recursos federais para reconstrução, e dizer também que não faltarão os recursos estaduais. O estado tem restrições financeiras, tem suas dificuldades. Nós vamos tirar dinheiro de qualquer lugar que seja possível para poder estabelecer o atendimento a todas as pessoas”, diz.
As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) devem perder força a partir deste domingo 5, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia.