Ordem dos Escudeiros completa 20 anos de história no Brasil com 191 Castelos em todo o país

A Ordem dos Escudeiros completou no Brasil, nesta quarta-feira, 7 de dezembro, 20 anos de história ininterruptos para essa instituição, tendo como objetivo engajar os jovens com idade compreendida dos 7 aos 12 anos nas atividades realizadas pela Ordem DeMolay para um futuro ingresso, sendo trabalhadas as virtudes da Verdade, Justiça e Sabedoria.

Atualmente, segundo o Sistema de Informação DeMolay (SISDM), essa instituição tem 191 Castelos, o estado com maior números de Castelo é o de Minas Gerais com 47 deles, seguidos por São Paulo e Bahia com 22 Castelos. Os únicos estados que não tem ainda a Ordem dos Escudeiros são: Rondônia e Roraima.

No Brasil, a Ordem dos Escudeiros foi introduzida por iniciativa do Colégio DeMolay Alumni de Juiz de Fora nº 001, em 07 de dezembro de 2002, alcançando, na mesma data, o reconhecimento do antigo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, (SCODB). Ele foi o primeiro Castelo de Escudeiros da América Latina.

“Desde que essa instituição surgiu no Brasil, ela vem trazendo grandes frutos para a Ordem DeMolay e consequentemente para a Maçonaria também , onde sabemos que a Ordem DeMolay é e sempre será uma grande escola para a Maçonaria. E, assim, a Ordem dos Escudeiros é uma grande escola para a Ordem DeMolay”, menciona Alexandre Leal Past- Mestre Conselheiro Estadual de Minas Gerais e atual membro da Comissão Nacional da Ordem dos Escudeiros.

“Com isso, estamos tendo jovens cada vez mais preparados forjando grandes cidadãos para a sociedade brasileira. A gente tem um preparo bacana com os jovens escudeiros, que além de moldar o caráter deles, sempre com o apoio familiar e religiosa também, em breve estarão assumindo as fileiras da Ordem DeMolay e também da Maçoaria”, completa.

A Comissão Nacional dos Escudeiros, atualmente presidida por Dyego Duarte Rocha, (de Alagoas), vem constantemente realizando uma ótima gestão seguindo sempre com os legados das gestões anteriores.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por