“É muito gratificante essa conquista, já me dediquei por oito anos na carreira acadêmica e de pesquisa. Foram seis anos em três graduações, mais dois anos no Mestrado. E, agora, serão mais quatro anos para chegar no mais alto título acadêmico possível, que é o Doutorado”.
Essas são as palavras do Sênior DeMolay Rafael Carracena de Souza Tapajóz, 26, membro do Capítulo Obreiros do Século XXI nº 057, em Teresópolis, Região Serrana, distante 100 km do Rio de Janeiro, que acaba de ser aprovado em 1° lugar para o Doutorado em Biotecnologia na FIOCRUZ/UFF 2023.2.
Ele foi aprovado em 1° lugar para o Doutorado em Ciências, onde irá trabalhar no Laboratório de Bioquímica de Proteínas e Peptídeos (LBPP), Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBBM), Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), Instituto Oswaldo Cruz (IOT), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)/RJ – através do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI), Instituto de Biologia (IB), Universidade Federal Fluminense (UFF)/RJ.
O Doutorado será iniciado no próximo dia 01 de outubro, e irá durar até setembro de 2027. Serão mais quatro anos como pesquisador, além da orientação de estudantes de Iniciação Científica em suas monografias e da docência através de disciplinas ministradas nos cursos de áreas afins.
Para ser aprovado, Rafael Tapajóz passou por três etapas dentro do processo seletivo. A primeira, apenas eliminatória, onde foi uma prova de conteúdo específico da área de Biotecnologia e em Inglês.
Na segunda etapa, a escrita e apresentação oral do projeto de Doutorado, onde obteve a nota 8,8. E, na terceira e última etapa foi a avaliação do currículo Lattes (currículo acadêmico), obtendo nota 10.
Estas duas etapas foram tanto eliminatórias como classificatórias, e como ele ficou em primeiro em ambas, passou em primeiro no processo.
Sonhando com um futuro cada vez mais próximo, Rafael Tapjóz pretende focar em trabalhar na Alemanha, principal campo da Biotecnologia mundial. Mas, segundo ele, os EUA, Inglaterra, Austrália e etc. também são boas opções.
Ordem DeMolay
“Significa parte da minha vida, uma grande parte dela. Em 11 anos de Ordem, me fiz praticamente 100% presente de corpo, alma, mente e coração por 5 anos consecutivos, de 2014 a 2019, tempo este, que vivi os melhores momentos da minha vida trabalhando com muito afinco em cargos de liderança, ao lado de pessoas maravilhosas que estarão eternamente em meu coração e em boas lembranças. Na Ordem somos todos Irmãos; foi ela que me deu os melhores amigos que possuo. Além disso, a Ordem DeMolay foi sem dúvida, o que de melhor aconteceu na minha vida“.
Foto cedida para divulgação