Em comemoração aos 200 anos da cidade, Capítulo Nova Friburgo participa do Desfile Cívico

O Capítulo Nova Friburgo nº 138 em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, participou nesta quarta, 16, do tradicional desfile cívico em comemoração aos 200 anos deste município, na av. Alberto Braune, no centro. Este evento começou às 9h; foi dividido em duas etapas. A primeira com a apresentação militar, representadas pelas tropas da Marinha, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Na sequência ocorreu o desfile cívico onde essas entidades, ao desfilarem, representaram a história da formação desta cidade.

“Foi um momento onde pudemos mostrar mais uma vez o verdadeiro laço de fraternidade que o nosso Capítulo tem com o nosso município. Ao desfilarmos, a sociedade pode acompanhar o significado da Ordem DeMolay. Mais uma vez parabenizamos a nossa cidade pelos 200 anos”, menciona o Mestre Conselheiro, Irmão Gabriel Lengruber.

O tradicional desfile cívico de Nova Fribrugo foi subdivido em cinco atos, obedecendo a estrutura narrativa Shakespeariana – Gênesis – Todos os povos num mundo só.

História

Nova Friburgo é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, Região Sudeste do país. Sua população estimada em 2017 era de 185.381 habitantes. As principais atividades econômicas são baseadas em: indústria metalúrgica, moda íntima, olericultura, caprinocultura e indústria ( têxteis, vestuário) e turismo. É também a cidade mais fria do estado. Oficialmente é conhecida como a Suíça Brasileira.

 Em 16 de maio de 1818, o Rei Dom João VI, sentindo a necessidade de estreitar os laços de amizades com os povos germânicos a fim de obter apoio contra o Império Francês, propôs uma colonização planejada, a fim de promover e dilatar a civilização do Reino do Brasil. Baixou, então, um decreto que autorizou o agente do Cantão de Fribourg, na Suíça, Sebastien Nicolas Gachet, a estabelecer uma colônia de cem famílias suíças na Fazenda do Morro Queimado, no Distrito de Cantagalo, localidade de clima e características naturais semelhantes às de seu país de origem.

Foto cedida para divulgação

Parte histórica : Fonte – Wkipédia

Você também pode se interessar por