CEOD-PI terá presença das lideranças Adulta e Juvenil do SCDB; evento será no final deste mês, na cidade de Padre Marcos

Será realizado nos dias 29 e 30 deste mês de setembro, em Padre Marcos, distante 400 km de Teresina, o Congresso Estadual da Ordem DeMolay piauiense (CEOD-2023- PI), promovido pelo Grande Conselho do estado do Piauí (GCE-PI), com o objetivo de estreitar ainda mais os laços de fraternidade entre essa instituição juvenil e a maçonaria.

Alguns membros do Supremo Conselho DeMolay Brasil (SCDB), já confirmaram as suas respectivas presenças tais como: Leandro Temponi (Grande Mestre Nacional), Rafael Teixeira (Mestre Conselheiro Nacional), Pedro Henrique Pedrosa (Grande Tesoureiro Nacional); Hilton Sales (Grande Orador Nacional), além de várias outras autoridades maçônicas e paramaçônicas.

“A visita do Supremo Conselho no CEOD, aqui na cidade de Padre Marcos, concretiza a visibilidade que o nosso estado tem ganhado nos últimos anos, graças a um trabalho árduo e extremamente eficiente realizado pelas nossas lideranças adultas e juvenis. Esse reconhecimento é importante e enfatiza ainda mais o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Ordem DeMolay do estado do Piauí”, menciona o Grande Comendador do Leste da Corte Chevalier Sol do Equador nº 123, Uile Araújo Bento.

“A escolha da cidade de Padre Marcos como sede para o III CEOD, demonstra a preocupação que o GEC-PI tem de reconhecer os serviços prestados e a responsabilidade dos seus Capítulos e de suas Regiões”, completa Uile Araújo Bento.

História do município de Padre Marcos

O município foi fundado por Padre Marcos de Araújo Costa que, por volta de 1820, instalou na cidade de Jaicós a fazenda Boa Esperança, com a finalidade de desenvolver atividade agropecuária.

Na localidade, Padre Marcos, construiu sua residência e várias casas para colonos e fundou um colégio que recebia estudantes de todos os recantos do Piauí e de Estados vizinhos. Foi construída, também, uma capela sob a invocação de Santo Antônio.

Dentre os primeiros moradores de Padre Marcos destacam-se: Anfíscio Rodrigues de Macedo, Cândido Moura Leal, Laureano Ferreira e o Juiz de Direito Dr. José Gomes, que foi, também, seu primeiro comerciante, com grande estabelecimento de tecidos, secos e molhados.A localidade se desenvolveu e, em 1914, foi elevada à categoria de Povoado. No mesmo ano, com a participação dos moradores, foi construída nova capela, hoje Igreja Matriz de Santo Antônio.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Padre Marcos, pela lei estadual nº 2566, de 20-01-1964, desmembrado de Jaicós. Sede no atual distrito de Padre Marcos.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por