Loja Maçônica Ocasional, no RS, faz Sessão Magna Pública alusiva à semana da Consciência Negra

Foi realizado no dia 14 de novembro, uma  sessão magna pública da Loja Maçôonica Ocasional nº 20 de Novembro, alusiva à Semana da Consciência Negra, no Templo Sabedoria do Palácio Maçônico Oswaldo Nunes, em Porto Alegre. O presidente da Grande Comissão de Planejamento da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, Mário Jaime Gomes de Lima, representou o Sereníssimo Grão-Mestre, Tadeu Gomes Xavier.

A sessão contou com palestra da professora e doutora em história pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Lúcia Regina Brito Pereira.

Na ocasião foram homenageados o professor, poeta, escritor e Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Pampa, Oliveira Ferreira Silveira, in memoriam, com a entrega de uma placa à filha dele, Nayara Rodrigues Silveira Lacerda; o Grão-Mestre Tadeu Gomes Xavier; o Assessor Regional Porto Alegre 3, Claudiomar da Rosa Felix, da C.B.A.R.L.S. Bento Gonçalves Nº 28.

Diversas outras autoridades maçônicas estiveram presentes naquela ocasião. Desde 2003, o dia 20 de novembro é oficialmente o Dia da Consciência Negra no país.

A data, que marca o aniversário de morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, assassinado na mesma data em 1695, não é feriado nacional, mas em algumas partes do país há legislações específicas que transformaram a data em feriado estadual ou municipal.

Segundo a Fundação Palmares, mais de mil cidades brasileiras consideram o dia 20 de novembro feriado, seja por lei municipal ou estadual.

Atualmente, há um projeto de lei em tramitação que debate tornar o Dia da Consciência Negra um feriado nacional. A proposta já foi aprovada pelo Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Foto cedida para divulgação

 

Você também pode se interessar por