Ordem DeMolay do Paraguai lembra da independência desse país e presta homenagem em rede social

Sabendo dessa data tão especial para os paraguaios, a Ordem DeMolay desse país, representada pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Paraguai (SCODPY) publicou em suas redes sociais uma homenagem com uma bonita arte juntamente com a frase Feliz dia da Independência, mostrando o respeito, amor e carinho para esse povo.

História

O Paraguai conquistou sua independência da Espanha em 15 de maio de 1811 (data da declaração de independência). A região que é hoje tem esse nome foi colonizada pelos espanhóis a partir do século XVI. Os espanhóis criaram vilas e fundaram a cidade de Assunção, que se tornou um dos principais centros coloniais da Espanha na América do Sul.

Nos dias 14 e 15 de maio de 1811, estourou uma revolução pacífica no Paraguai, liderada pelos militares Pedro Juan Caballero e Fulgencio Yegros. Foi o momento em que ocorreu a declaração de independência do país.

Na sequência, José Gaspar Rodríguez (conhecido como o líder e ideólogo da independência), importante e respeitado político paraguaio, negociou com representantes do governo da Espanha a autonomia definitiva do Paraguai.

Ordem DeMolay no Paraguai

A Ordem DeMolay foi fundada e instalada no Paraguai pelo antigo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, (SCODB), tendo iniciada nos anos 90, quando os irmãos brasileiros cruzaram o rio Paraná para fundar o capítulo “Ciudad del Este” na cidade de mesmo nome, onde mais tarde, Maçons do Paraguai e do Brasil decidiram re-fundar a Ordem DeMolay no país.

A instalação e iniciação dos jovens fundadores foi realizada no Templo Maçônico Histórico, localizado na Rua Palma, alguns jovens com pouco conhecimento da Ordem foram chamados para começar a expandir essa maior instituição juvenil do mundo nesse país.

O SCODPY possui os seguintes Capítulos: Estrella de Assunción nº 1, Sir Galahad nº 3, Lautaro nº 5, Independência nº 8, Mangore nº 9, Pedro Juan Caballero nº 13 e Legion de Guarani nº 17.

Foto cedida para divulgação




Você também pode se interessar por