A.R.F.G.B.L.M. Teresópolis Primeira nº 21, no RJ, comemora 70 anos de fundação; aproximadamente 100 maçons marcam presença neste dia histórico

Aproximadamente 100 maçons estiveram presentes, nesta quarta-feira, 13 de março, em Teresópolis, Região Serrana, distante 100 km da capital, para acompanharem de perto a Sessão Comemorativa dos 70 anos de fundação da  A.R.F.G.B.L.M. Teresópolis Primeira nº 21. Diversas autoridades maçônicas de várias cidades estiveram presentes, onde destacamos a presença do Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro (GLMERJ) José Ricardo Salgueiro de Castro, entre outros.

“É uma honra para a Grande Loja, uma loja pujante igual a Teresópolis Primeira estar num evento de 70 anos. Quando se comemora o aniversário de uma Loja Maçônica, nós temos certeza que a Maçonaria vai para o infinito; ela vai seguir por toda a vida e é isso que faz com que nós estejamos sempre nesses eventos maravilhosos”, menciona o Sereníssimo Grão Mestre José Ricardo.

“É uma emoção pura. Hoje a gente vê o reflexo de todo esse trabalho feito por esses irmãos que fundaram a nossa Loja Maçônica. Que as novas gerações sigam esse legado, siga como exemplo todo esse feito e esse esforço e que dê continuidade ampliando todo o trabalho que já foi feito e se possível fazer algo melhor ainda”, menciona o Venerável Mestre Américo Fernando.

Antes da Sessão Comemorativa, ocorreu descerramento da placa da A.R.F.G.B.L.M. Teresópolis Primeira nº 21.

” A placa comemorativa é uma placa que tem para todos nós irmãos uma representação muito grande. E essa história começou há 70 anos, com os irmãos daquela época que tinham uma ideia, um sonho de montar uma Loja Maçônica em Teresópolis. E a gente, hoje, comemorando 70 anos, com toda essa estrutura, nós somos beneficiados por todos esses irmãos que, ao longo desses 70 anos, deram o seu trabalho, o seu suor, para que a gente hoje tenha esse benefício de ter uma Loja Maçônica maravilhosa”, explica o Venerável Mestre, Américo Fernando.

Dentro desta data, também foi lançado em formato digital, o livro dos 70 anos da A.R.F.G.B.L.M. Teresópolis Primeira nº 21, tendo como editor deste projeto o o PhD em Educação Professor Doutor Gabriel Dias Lopes e seus respectivos colaboradores.

“O livro é uma compilação de uma vivência de todos os irmãos que fizeram parte dessa Loja Maçônica e o que ela é hoje. É a boa semente que, quando plantada da maneira correta, rende os frutos que nós temos hoje. Então a emoção é grande demais, indescritível”, menciona Gabriel Dias Lopes.

As homenagens para a A.R.F.G.B.L.M. Teresópolis Primeira nº 21 continuam. A Poderosa Assembleia Estadual Legislativa (PAEL), do GOB/RJ, por meio do seu procurador, Tales do Couto e sua comitiva, entregou a medalha Oscar Soares, referente ao comprometimento maçônico para o Venerável Mestre Américo Fernando.

“Essa comenda é do comprometimento maçônico pela responsabilidade, pelo caráter da Loja Teresópolis Primeira junto ao trabalho que ela realiza. Fraternidade junto à comunidade etc. Isso é de grande valia, de grande importância, junto com as outras Lojas Maçônicas. Então, a medalha e o diploma, é algo que marca muito a nossa PAEL, o Grande Oriente do Brasil (GOB), nessa homenagem”, menciona Tales do Couto.

A Loja Maçônica Fraternidade do Carmo, através do seu Venerável Mestre Alan do Nascimento, juntamente com a sua comitiva, trazendo para essa sessão comemorativa, 15 obreiros desta Loja Maçônica, entregou uma placa em homenagem aos 70 anos da Teresópolis Primeira; que fundou essa Loja há 48 anos.

“A gente tem mantido os laços de fraternidade constante com a nossa Loja Mãe e não poderíamos deixar de presenciar essa data festiva. E hoje, estamos aqui em 15 membros da Loja Fraternidade do Carmo homenageando e trazendo a nossa presença aqui na Teresópolis Primeira, menciona Alan do Nascimento.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por