Capítulo Cidade de Niterói, no RJ, participará pela primeira vez da ação filantrópica do Dia Mundial de Limpeza das Praias

O Capítulo Cidade de Niterói nº 129, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, participará pela primeira vez, neste sábado, 21 de setembro, da ação filantrópica do Dia Mundial de Limpeza de Praias, evento que reunirá diversas entidades como a Ordem DeMolay, Rotary e Rotaract Club, Lions Clube e a sociedade em geral, com o objetivo de coletar o lixo lá depositado diretamente pelos usuários ou por descargas no mar ou nos rios.

Este evento é promovido, desde 1986, pela The Ocean Conservancy, uma ONG dos Estados Unidos, sempre no terceiro final de semana deste mês e cada voluntário, anota em um formulário padrão as quantidades recolhidas de cada item que compõem o lixo sólido. Esses dados são utilizados por essa ONG para fazer estatísticas que retratem o estado de poluição dos oceanos de nosso planeta.

O Dia Mundial de Limpeza de Praias vem tendo uma participação crescente de voluntários no Brasil e no mundo. Atualmente, mais de 25 instituições brasileiras tem participado deste esforço mundial, o qual passou a incluir além das praias, os rios e os lagos.

Durante os últimos anos a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói (SMARHS), comprometida em garantir o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e sadio a todos, tem como tradição a realização anual do Clean Up Day (Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias), nesse período.

O evento anual é realizado simultaneamente em cidades de 150 países com atuação de mais de 35 milhões de pessoas a cada edição. Em Niterói, são aguardados cinco mil voluntários. De janeiro a agosto, do ano passado, a os voluntários recolheram cerca de 2.300 toneladas de lixo no entorno de praias, lagoas e rios; 320 toneladas apenas na Praia de Icaraí.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por