Colégio Alumni Rafael da Silva Camacho divulga seu brasão

Foi realizado neste domingo, 04, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, a primeira reunião ritualística do Colégio Alumni Rafael da Silva Camacho, do Capítulo Obreiros do Século XXI Nº 057, na A.R.F.G.B.L.M Teresópolis Primeira nº 21, (fundado em 02 de dezembro do ano passado). Um dos assuntos tratados durante a reunião histórica foi a votação e a aprovação do brasão desta instituição, com a explicação de todos os seus símbolos pelo Presidente Rafael Tapajóz, Luiz Felipe Oliveira – Vice Presidente, Victor Hugo Guerreiro, Secretário, sendo este útltimo Irmão o criador desta arte. O nome deste Colégio Alumni, se dá em homenagem a este grande irmão, já falecido, do Capítulo.

A Cruz Celta é um símbolo que representa o antigo povo Celta e o seu uso é mais remoto do que o da cruz cristã, símbolo do cristianismo. A cruz Celta é uma cruz com círculo onde as barras vertical e horizontal se encontram; representa a espiritualidade focada na criação.  De acordo com alguns estudiosos, seu uso remonta ao equilíbrio da vida e a eternidade, com a junção  dos quatro elementos essenciais: água, terra, fogo e ar. O círculo, que na simbologia pagã representava o sol, agora representa a circularidade da vida, a renovação eterna. Nessa perspectiva, a cruz Celta representa a vida eterna no reino de Deus. Para os neopagãos, a cruz Celta mantém a sua simbologia ancestral, e é usada como amuleto de proteção e também como um talismã para ajudar a ultrapassar obstáculos. É também um símbolo de fertilidade e prosperidade.

O Nó Celta (Laço Celta) é um símbolo Celta que pode ser frequentemente encontrado em vários objetos. O laço – que não tem começo e nem fim – representa a interconectividade da vida, eternidade e os mistérios do nascimento, morte e reencarnação. Também pode ser usado como um amuleto.

As Asas simbolizam a marca da Associação Alumni. Estas significam a espiritualidade, a libertação da alma, o alçar voo, na medida em que há leveza no transporte até o sagrado, o mais alto dos céus. Além disso, em todas as tradições esse símbolo representa a conquista, já que as asas não são recebidas, mas adquiridas por meio de uma educação. Podem simbolizar também um mensageiro (guia), o viajante, libertador das forças criadoras. O poder de voar significa atingir as ilhas dos imortais, símbolo de libertação, de entrada no estado espiritual.

O Dedo de Deus é um monumento geológico cujo contorno se assemelha a uma mão apontando o dedo indicador para o céu. É um dos vários monumentos geológicos da Serra dos Órgãos, e representa o município de Teresópolis.

Foto Imagem : cedida para divulgação    

Você também pode se interessar por