Grande Mestre Nacional Adjunto marca presença, nesta sexta-feira, no Senado Federal, em Brasília, para comemorar o dia do maçom

O Grande Mestre Nacional Adjunto, Diego José, do Supremo Conselho DeMolay Brasil (SCDB), esteve presente nesta sexta-feira, 18, no Senado Federal, em Brasília, para comemorar o dia do maçom. A homenagem foi requerida pelos senadores Hamilton Mourão (Republicanos-RS), maçom e ex-Vice- Presidente da República, Izalci Lucas (PSDB-DF) e pelo deputado federal General Girão (PL-RN). A sessão solene começou às 10h, no Plenário do Senado.

Para Izalci Lucas, que presidiu a sessão, os maçons de hoje devem se inspirar nos colegas do passado para defender o avanço em temas como segurança pública, saúde e educação.

Mourão reforçou que a maçonaria deve conservar e defender seus valores históricos.

O dia 20 de agosto é a data de celebração da maçonaria brasileira porque foi o momento da fundação do Grande Oriente do Brasil (GOB), com a fusão das Lojas Maçônicas Esperança, Comércio e Artes, União e Tranquilidade, em 1822.

Seu primeiro Grão-Mestre foi o patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva. Além de lutar pela independência do país, a Ordem Maçônica defendeu a abolição da escravatura e a proclamação da República.

A maçonaria chegou ao Brasil no início do século 19, e as primeiras lojas maçônicas foram formadas por brasileiros que voltavam da Europa. Foi criado, nessa época, o GOB, reconhecido pelo Grande Oriente da França

Fonte: Agência Senado // Foto SCDB

Você também pode se interessar por