Membro da Ordem DeMolay do MA, fica em segundo lugar, na maior Feira Internacional de Ciências do mundo, nos E.U.A.

“É indescritível poder representar o Brasil em uma escala tão grande como este evento. Sei que a ISEF é um sonho para qualquer jovem cientista, incluindo para mim; poder estar lá novamente e ainda voltar com prêmios na bagagem é inenarrável”.

Essas são as palavas do Irmão Gustavo Botega Serra, 17, membro do Capítulo Wagner Benedito Ramalho Filho nº 239, em Imperatriz, distante 630 km de São Luis, onde ficou em segundo lugar na maior Feira de Ciências do mundo, a International Science and Engineering Fair (ISEF), realizada de 13 a 19 de maio, no Kay Bailey Hutchison Convention Center, em Dalas, nos Estados Unidos, categoria Ciência dos Animais.

Considerada a Copa do Mundo das Ciências, mais de 100 países enviaram seus melhores projetos em diversas áreas, competindo por prêmios em dinheiro.

A ISEF é uma organização sem fins lucrativos focada em promover a compreensão e valorização da ciência e o papel vital que ela desempenha no avanço humano: informar, educar e inspirar.

Potencial Larvicida, Inseticida e Repelente dos princípios ativos do Tucum Mirim (astrocaryum acaule) no controle de artrópodes transmissores de arboviroses.

Esse é o nome do projeto deste jovem da Ordem DeMolay do Maranhão, que desenvolveu um fármaco chamado PharmAcaule utilizando os princípios ativos do Tucum Mirim, e a partir dele, produziu um repelente, inseticida e larvicida de baixo custo e sustentável, atuando na diminuição de arboviroses (como Dengue, Malária e Chikungunya), através do controle de seus vetores (por exemplo o Aedys Egypti).

O Tucum Mirim é um fruto regional, muito popular na Região do Cerrado, na divisa do Maranhão com o Tocantins, onde a população rural utiliza o óleo dele para prevenir a picada de insetos, porém, não havia comprovação científica da eficácia de conhecimento empírico.

Gustavo Botega Serra ingressou na Ordem DeMolay em 2017 e finalizou o ensino médio no ano passado. Seu sonho é fazer medicina no futuro. Sobre essa instituição juvenil, menciona que:

“Ela esteve presentes em todos os momentos, acompanhando meu crescimento e maturidade. Sou muito grato por todos os ensinamentos que aprendi nesses quase 6 anos; tenho certeza que também foram fundamentais para minhas conquistas nos âmbitos científicos e acadêmicos“.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por