Membro fundador do Capítulo Obreiros do Século XXI, em Teresópolis-RJ, é o novo Diretor da Diretoria de Governança e Conformidade da Petrobrás; anúncio feito nesta quarta, 26 de abril

Um dos principais nomes no combate à corrupção no país, membro fundador do Capítulo Obreiros do Século XXI nº 057, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, Past-Mestre Conselheiro, Mario Spinelli, responsável pela reestruturação da Ouvidora Geral da Petrobrás e um dos idealizadores do modelo de integridade adotado pela companhia após a Operação Lava-Jato, e também por deflagrar a Máfia do Imposto Sobre Serviços (ISS), em São Paulo, período em que foi nomeado como xerife desta cidade, é o mais novo Diretor da Diretoria de Governança e Conformidade da Petrobrás.

O Conselho de Administração desta estatal, o elegeu nesta quarta-feira, 26 de abril. Estava anteriormente como Diretor Executivo de Compliance Regulatório (que cuida de investigação de casos de corrupção no setor privado) da empresa multinacional ITCS Protiviti, uma empresa de consultoria, auditoria e serviços em gestão de riscos que possui a mais ampla atuação do mercado de gestão de riscos, auditoria interna, compliance, gestão da ética, prevenção à fraude e gestão da segurança.

A diretoria de Governança e Conformidade da Petrobrás é responsável, segundo a estatal, por assegurar a conformidade processual e mitigar riscos nas atividades da companhia, dentre eles, os de fraude e corrupção, garantindo a aderência a leis, normas, padrões e regulamentos.

Foi criada em 2014, um dia depois da divulgação de investigação pela SEC (reguladora do mercado de capitais dos Estados Unidos) relativa à descoberta do esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato.

Agradeço muito também a Ordem DeMolay pela formação que essa instituição me proporcionou junto com a estrutura familiar e religiosa; com certeza contribui e muito para toda a minha jornada profissional”.

Spinelli já trabalhou na Petrobras como chefe da Ouvidoria Geral entre 2016 e 2021. Atuou também na Controladoria Geral da União (CGU) e nas controladorias gerais de Minas Gerais e do município de São Paulo.

Mário Spinelli : Um pouco do seu Currículo

  • Professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e Diretor Executivo de Compliance Regulatório da empresa ICTS Protiviti;
  • Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-SP e Mestre em Administração Pública pela FJP-MG;
  • Foi Ouvidor-Geral da Petrobras, o 1o. Controlador-Geral do Município de São Paulo, Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais, Secretário de Prevenção à Corrupção e Informações Estratégicas da CGU e Conselheiro. do COAF.
  • Possui trabalhos acadêmicos e obras publicadas nas áreas de promoção da integridade, compliance, privacidade e proteção de dados pessoais, ouvidorias, transparência, controle interno, prevenção e combate à corrupção

Foto cedida para divulgação

.

Você também pode se interessar por