Ordem dos Escudeiros completa 18 anos no Brasil

A Ordem dos Escudeiros, organização juvenil, para garotos com idade entre 8 (oito) anos completos e 12 (doze) anos incompletos, patrocinada pela Ordem DeMolay, que tem por objetivo engajar os jovens nas atividades realizadas pela DeMolay para um futuro ingresso, sendo trabalhadas as virtudes da Verdade, Justiça e Sabedoria, completou no Brasil, nesta segunda-feira, 07 de dezembro, 18 anos de fundação. O primeiro Castelo dessa instituição paramaçônica foi criado em Juíz de Fora, distante 265 km de Belo Horizonte, em 07 de dezembro de 2002.

No Brasil, a Ordem dos Escudeiros foi introduzida por iniciativa do Colégio DeMolay Alumni de Juiz de Fora nº 001, em 07 de dezembro de 2002, alcançando, na mesma data, o reconhecimento do antigo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, (SCODB). Ele foi o primeiro Castelo de Escudeiros da América Latina.

A Comissão Nacional dos Escudeiros, atualmente presidida pelo Irmão Dyego Duarte Rocha, (Alagoas), vem constantemente: Assessoram o Grande Mestre Nacional nos assuntos que digam respeito à Ordem dos Escudeiros; Organizam, sob autorização do Grande Mestre Nacional, o Encontro Nacional da Ordem dos Escudeiros, que ocorre sempre nos Congressos Nacionais da Ordem DeMolay, promovem atividades que busquem instruir os membros da Ordem dos Escudeiros acerca da sua história e significado da sua ritualística, etc.

No desenvolvimento de novos projetos, busca-se trazer uma nova temática para trabalhar com os Escudeiros. Um material produzido por eles e destinado para eles .

Foi desenvolvido, recentemente, o “Guia do Bom Escudeiro Alcinho”, uma parceria entre a Comissão Nacional dos Escudeiros, Comunicação Nacional de Marketing e Rafael Neri (Castelo Alicio José Rodrigues nº 49 de Macapá).


Durante o atual momento no qual estamos passando, foi desenvolvido o programa “Escudeiros contra o novo coronavírus”. A campanha surgiu da necessidade de manter a interação entre os Castelos em meio a pandemia da COVID-19 e, na era das fakenews, disseminar informações verídicas acerca do combate ao vírus.

Para essa campanha, a Comissão Nacional escolheu uma forma lúdica de trabalhar, onde os pequenos aprendem brincando a combater o novo coronavírus. A campanha foi um sucesso, recebendo mais de 200 desenhos de Escudeiros de todo o Brasil.

Os Escudeiros e Preceptores que participaram da campanha receberam um certificado digital de combatente e um selo da campanha na sua “Vida DeMolay”, no Sistema de Informação DeMolay, (SISDM).

Em 2019, logo após o ato de nomeação desta Comissão Nacional, em parceria com a Comissão Nacional de Comunicação e Marketing, foi elaborada uma série de postagens para as redes sociais do DeMolay Brasil com a temática da Ordem dos Escudeiros.

Mostraram a importância de investir na juventude, desde cedo, estimulando o protagonismo juvenil dos Escudeiros, tornando publica ações e histórias de superação vividas por quem vivencia esta instituição.

Durante o 1º ano de atuação, foi realizado diversos bate-papos com escudeiros, pais, mães, responsáveis e até mesmo com Capítulos/Lojas Maçônicas que tem a pretensão de fundar um Castelo.

Todos estes momentos geraram dicas e sugestões que leva-se para a Diretoria Executiva do Supremo Conselho DeMolay, (SCDB), no qual algumas destas ações já foram realizadas.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por