Ordem Paramaçônica Anita Garibaldi: Há 31 anos trabalhando ininterruptamente para o bem da sociedade

Fundada e instalada em  16 de maio de 1987 pelo Capítulo Barra Mansa nº 002 da Ordem DeMolay, a Ordem Paramaçônica Anita Garibaldi é uma organização fraterna, juvenil, com a finalidade de congregar jovens de 12 a 21 anos, do sexo feminino, podendo ou não ter parentesco com maçons, tendo como objetivo o aprimoramento do caráter, desenvolver a autoconfiança e a autoestima, além de estimular, desenvolver e ensinar qualidades de liderança; respeito ao pais e à família; lealdade a pátria e à bandeira nacional. Esta entidade, no Brasil, conta com 16 membros e só existe neste município.
“Temos muito orgulho de fazer parte da história da Ordem Paramaçônica Anita Garibaldi e poder observar, desde o início, o crescimento e o desenvolvimento desta Instituição. As primas realizam um belo trabalho, regado de princípios que ajudam meninas a seguir uma vida de pureza e retidão, sinto-me honrado de poder chamá-las de primas”, enfatiza o Irmão Hugo Ignácio, Mestre Conselheiro do Capítulo Barra Mansa nº 002.
A Ordem Anita Garibaldi foi  inspirada na heroína Anita Garibaldi (uma revolucionária, conhecida por seu envolvimento direto na Revolução Farroupilha e no processo de unificação da Itália, junto com o revolucionário e marido Giuseppe Garibaldi. Por esse motivo, é conhecida como a “Heroína dos Dois Mundos”).
A partir de 1990, o Clube Anita Garibaldi adquiriu maior autonomia e passou a ser patrocinado pelo “Clube das Acácias”, entidade que congrega as esposas dos maçons de Barra Mansa. A partir de 1995, passou a ser patrocinado pela A.R.L.S. Independência e Luz nº 301; as reuniões acontecem todas as sextas-feiras. Como entidade autônoma, passou a ser regida por uma constituição e estatuto próprio, transformando-se em “Ordem Anita Garibaldi”.
” A Ordem é muito importante para nós, isso me dá uma satisfação muito grande porque podemos ver como isso muda o nosso jeito de pensar e de ver o mundo de uma outra maneira, sempre seguindo o bem”, menciona a Prima Eduarda Fonseca, 18, membro desta Ordem.
Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por