Conclave do Pará, em março, terá Swordplay

A 6ª edição do Congresso da Ordem da Cavalaria Paraense (CONCLAVE -PA), que será realizado na cidade de Capanema, distante 165 km de Belém, no Pará, em março, de 15 a 17, apresentará o jogo Swordplay um esporte que consiste em um combate com espadas e escudos feitos de materiais leves e não letais. Programação inédita tanto na cidade-sede desse evento quanto para o estado do Pará.

“Essa programação trará um diferencial de inovação entretenimento para Cavalaria Paraense, marcando momentos memoráveis e idealizando um evento ainda mais temático”, menciona o menciona o Ilustre Comendador Cavaleiro Estadual; também Corretor Nacional da CNIE-P e Membro da Comissão de Marketing do GCE-PA, Hercules Nelson de Araújo Lima.

Swordplay é o nome dado ao esporte que simula uma batalha entre combatentes equipados com réplicas de espadas ou instrumentos de combate revestidos com espuma para garantir a segurança dos participantes envolvidos.

Divertido: Muitas pessoas gostam de jogos e filmes com temática medieval. No Swordplay é possível participar de combates, jogos e dinâmicas que envolvem batalhas com espadas, machados, escudos e outros equipamentos inspirados no período medieval.

Seguro: Todas as superfícies de impacto de qualquer equipamento utilizado em um combate de Swordplay devem estar obrigatoriamente cobertos por uma camada de espuma, de modo a evitar pancadas e ferimentos nos participantes.

Grupos organizados de Swordplay são chamados de “clãs” e podem possuir divisões internas, chamados de “legiões”, “tropas” ou “guildas”.

A estrutura dos clãs pode variar e muitas vezes é inspirada na hierarquia militar, mas o importante é que os veteranos ensinem e auxiliem os novatos, as tarefas sejam distribuídas.

Uma função essencial é a de Ferreiro (ou Forjador), nome dado aos membros com maior aptidão para fabricar os equipamentos do clã. Ferreiros normalmente são respeitados por sua habilidade.

No Brasil, o esporte caiu no gosto de grupos de jovens através dos eventos de animes e, uma vez que o cenário é uma referência à fantasia medieval, há uma grande atração do público nerd por essa estética.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por