Treinada pelo maçom Ulisses Sampaio (na foto segurando o troféu), 56, karateca, advogado e empresário, membro da A.R.L.S. Mestre Hiranº1427, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, a Associação Fluminense de Karatê (AFK) e o Instituto Sociedade de Transformação e Resgate para o Amanhã (STRA), sagrou-se vice-campeã no Campeonato Estadual de Karatê 2023, disputado em outubro do ano passado, na Vila Olímpica em Duque de Caxias. E, em dezembro, essa academia ficou em 2º lugar do Ranking da Federação de Karatê Fluminense (FKF).
Cerca de 56 clubes participaram do ranking. A equipe do maçom Ulisses Sampaio perdeu apenas para o Flamengo.
A FKF é a federação oficial do estado do Rio de Janeiro que faz parte da Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e da Federação Mundial de Karatê (WKF – sigla em inglês). Ela é a única reconhecida por esses órgãos internacionais.
“Foi uma sensação muito boa em ver meninos da Baixada Fluminense vulneráveis e não vulneráveis disputando de igual para igual esse torneio”.
Ulisses Sampaio também é o atual presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Amor e União nº 436, em Mesquita, na Baixada Fluminense.
Karateca há 50 anos, Ulisses Sampaio, sua academia também é chamada de US TEAM, sendo fundada em 1985.
“No campeonato Brasileiro do ano passado fomos com 6 atletas e voltamos com 8 medalhas ”.
Sua academia tem cerca de 80 alunos (localizada na Av Baronesa de Mesquita/ Vila Emil, em Mesquita), sendo que 10 deles são membros da Ordem DeMolay.
O DeMolay Diogo Santos é uma grande promessa desse esporte e é membro do Capítulo Amor e União nº 436. Ulisses Sampaio conta que tem, em sua academia, uma turma especial dedicada a alunos do espectro autista.
Conta ainda que, no ano passado, sua academia conquistou 11 troféus individuais de melhores do ranking da FKF.
Foto cedida para divulgação