Loja Maçônica Esperança 0037 comemora 181 anos: Engrandecimento da Maçônaria Brasileira

No último domingo, 6, a A.R.L.S. Esperança nº 0037 Grande Benfeitora da Ordem, comemorou 181 anos de história. Esse momento foi lembrado na confraternização familiar realizada no Contry Clube, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, com a presença de cerca de 70 pessoas incluindo os membros ativos desta Loja, seus familiares, convidados, juntamente com os Veneráveis Mestres, Tio Guilherme Braga, da A.R.L.S. Ary Azevedo de Moraes nº 3914; o Tio Luiz Carlos Chataque, da A.R.L.S. Acácia do Lavradio nº 3484.

“É um momento importante, significativo, um engrandecimento para a Maçonaria Brasileira. Ser membro e também Venerável Mestre da A.R.L.S. Esperança nº 0037 Grande Benfeitora da Ordem, representa trabalhar com afinco cada vez mais, sempre unidos, e seguindo o legado deixado por gestões anteriores para construirmos um futuro cada vez melhor para o nosso país. A confraternização reforça os laços da nossa irmandade, servindo ainda para demonstrar a importância do nosso trabalho que desempenhamos no dia-a-dia”, destaca o Venerável Mestre Angelo Butturini.

Em 08/04/1837, reuniram-se 28 maçons na antiga rua Direita, que hoje recebe o nome de Rua Primeiro de Março, no centro do Rio de Janeiro, na residência do Tio José Antonio Maya, e fundaram a Loja Esperança, que veio a ser a segunda a trabalhar no Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA). A primeira iniciação ocorreu em 21.7.1841, do maçom Antonio Rodrigues Pinto da Costa. Uma Loja muito atuante no Rio de Janeiro, que chegou a ter 358 Obreiros no ano de 1900. Foi o maior contingente desta Loja Maçônica. Em 22 de dezembro de 1900, recebeu o título de BENEMÉRITA do Grande Oriente do Brasil.

No final de 1972, quando o VM Milagres faleceu, estava em poder dele, documentos históricos da Loja, que foram incinerados pelo filho, por ordem da viúva. Em 1974, após passar por problemas de gestão, a Loja teve uma intervenção, sendo o interventor o Tio Ary Azevedo de Moraes, ex-presidente da Cruz Vermelha Brasileira, oriundo da Loja Cayry 762, e que teve na Loja Esperança 0037, sua “loja de coração”. A A.R.L.S. Esperança nº 0037 Grande Benfeitora da Ordem fica na Rua do Lavradio nº 97 – Templo 7, no centro do Rio de Janeiro.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por