Atenção Demolays e Maçons – vamos nos cuidar – Brasil ultrapassa 400 mil mortes pela covid-19 ainda sem medidas efetivas para conter a pandemia

Em 12 de março de 2020, o Brasil registrava seu primeiro óbito em decorrência da covid-19. Nesta quarta-feira, 29 de abril de 2021, a conta total já ultrapassava as 400 mil mortes —mais precisamente 401.417.

No pior momento de toda a pandemia no país, morreram, apenas em abril, até agora, 78.135 brasileiras e brasileiros —em números absolutos, a quantidade é superior ao de qualquer outra nação, ainda que o número de casos tenha aumentado globalmente e a situação na Índia cause preocupação. Aqui, neste mês, foram cerca de 2.700 mortes por dia, em média.

Entre janeiro e abril de 2021, a covid-19 matou mais de 205 mil pessoas em território nacional —mais do que em todo o ano passado (194.975). E ainda não se sabe quando os indicadores vão, de fato, cair.

Hoje, em números absolutos, só perdemos para os Estados Unidos no ranking de países com o maior número de mortos. Com 117 milhões de habitantes a menos, porém, o Brasil ultrapassa o vizinho do norte proporcionalmente em vidas perdidas depois do investimento agressivo em vacinação por lá.

Neste cenário, uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) foi aberta na terça-feira (27) no Senado para investigar a conduta do governo federal na pandemia, além de repasses federais a estados e municípios.

Foto: UOL

Texto: Lucas Borges Teixeira – Do UOL, em São Paulo

Você também pode se interessar por