Atenção DeMolays: Enem 2024 – inscrições começam nesta segunda, 27 de maio

O período de inscrições será de 27 de maio a 7 de junho; as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é a principal porta de entrada para a educação superior.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) no dia 13 de maio, o edital do ENEM 2024. Com isso, já é possível conferir o cronograma e as regras desta edição.

A taxa de inscrição continua no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até o dia 12 de junho.

 O ENEM 2024, assim como outros exames aplicados pelo Inep, terá uma série de novidades no que diz respeito à identificação dos participantes. O objetivo é ampliar a segurança nas aplicações.

Documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital já são aceitos (desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais). Nesta edição de 2024, o Inep incluiu a Carteira de Identidade Nacional (CIN) na lista.

O ENEM avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Foto cedida para divulgação

Texto; gov.br/inep

Você também pode se interessar por