“A emoção de fazer parte da Academia Goiana Maçônica de Letras é muito grande, pois na Gestão do Grão Mestre Ad Vitam, in memoriam, da Grande Loja do Estado de Goiás Adolfo Ribeiro Valadares, que era membro de nossa Loja Maçônica e Legionário da Ordem DeMolay, em conjunto com Eminente Grão Mestre Luis Carlos de Castro Coelho do GOB GO porque ativaram em 2018, a Academia junta inclusive temos como Acadêmico, Fundador e Patrono, o Grão Mestre Ad Vitam, Licínio Leal Barbosa como primeiro Oficial Executivo em Goiás da Ordem Demolay. Sempre estive ao lado desses dois baluartes e os tive como professores também. Uma honra muito grande agora somando com a Academia Goiana DeMolay de Letras a qual também sigo como Acadêmico”.
Essas são as palavras do mais novo imortal da Academia Goiana Maçônica de Letras (AGML),o Sênior DeMolay e Maçom Helder Vinhal de Carvalho, 55, que ocupará a cadeira nº 35 do patrono Tomás Antônio Gonzaga (Miragaia, Porto, 11 de agosto de 1744 — Ilha de Moçambique, 1810), jurista, poeta e ativista político participante da Inconfidência Mineira, movimento pela independência de Minas Gerais, precursor do processo que conduziu à separação do Brasil de Portugal.
A AGML possui 40 Cadeiras, das quais 39 estão ocupadas, que são membros das Potências Maçônicas do Estado de Goiás (Grande Oriente do Estado de Goiás GOB GO; Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás e a COMAB Goiás; o evento foi realizado em sua sede, na Grande Loja do Estado de Goiás, em Goiânia.
Helder Vinhal de Carvalho, formado em Administração de Empresas, com Pós-Graduação/MBA em Negócios para Executivos, teve uma brilhante jornada na Ordem DeMolay, onde ingressou nesta instituição juvenil, em setembro de 1983, podemos citar que foi:
Fundador e instalador dos Capítulos Anápolis, Anhanguera e Brasília; recebedor como Mestre Conselheiro da 10ª Gestão do Mérito da Ordem DeMolay Internacional (DI) como o melhor Capítulo do mundo na ocasião de uma grande iniciação de jovens.
“A Ordem DeMolay para mim, é voltada para o relacionamento junto aos meus pais, do entendimento de respeitar o que é sagrado para mim e para o outro, de ter amigos verdadeiros para contar o tempo todo e em qualquer parte do mundo, de ter a fidelidade como ponto mais alto e construtivo, de valorizar a amizade como elo forte que assume dentro de si a grandeza da pureza eliminando toda e qualquer toxidade existente no seio da sociedade e promovendo o amor à pátria como cidadão engajado em lutar pelos valores, com honra, da família e de nosso país”.
Ingressou na Maçonaria em 2015 na Loja Maçônica Mahatma João Racy n° 28, na mesma Loja Maçônica que seu pai iniciou em 1980.
Está atualmente como Venerável Mestre na gestão 2023/2024, que entregará para o novo Venerável Mestre eleito, Moacir Ferreira, em 17 de junho, para que possa prosseguir com novos desafios.
Foto cedida para divulgação