Membro do Capítulo Imperial de Petrópolis conquista o Torneio de Ritualística do ENAC 2018

O Irmão Robson J. Tavares de Mello, membro do Capítulo Imperial de Petrópolis nº 470, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, conquistou no dia 23 de junho, no Rio de Janeiro, dentro do VI Encontro Nacional da Cavalaria, o Torneio de Ritualística deste evento. A competição foi dividida em duas fases, todas com dez questões de múltipla escolha, com o objetivo de levar ao interessado, conhecimento a respeito dos Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques de Molay e da Ordem dos Cavaleiros Templários.

“Para nós da organização, a importância da participação dos Cavaleiros no Torneio de Ritualística é de suma importância para que possamos observar que eles estão aderindo as atividades propostas no que se refere a Ordem da Cavalaria. Aproveito para parabenizar o Irmão Robson por ter demonstrado tamanha prática na ritualística da Ordem”, menciona o Irmão Pedro Azevedo, membro da Comissão Organizadora deste evento e também membro do Convento Sir Arthur – O Pendragon, nº 027.

Na primeira fase os inscritos responderam a dez questões objetivas sobre o IRCB. Já na segunda, foram mais dez questões a respeito dos Cavaleiros Templários. A premiação deste Torneio de Ritualística foi um cálice ornamentado  com o tema de um Cavaleiro Templário. O mesmo veio de Portugal, onde anteriormente, um Irmão da Ordem DeMolay o adquiriu em uma feira local, e o trouxe para a Comissão Organizadora deste evento para servir como premiação do mesmo.

“Me senti muito honrado em ter vencido o torneio, porém, mais importante do que isso, foi ter a honra de participar deste torneio na cidade no qual é o berço da Ordem da Cavalaria Brasileira, sendo também a cidade onde eu nasci. Além de tamanha honra, também creio ser muito importante a realização deste tipo de torneio, pois incentiva o Cavaleiro a buscar maior conhecimento a respeito da história  desta Ordem e de suas origens, assim bem como, de nossos precursores os Cavaleiros Templários”, menciona o Irmão Robson de Mello.

 O Irmão Robson J. Tavares de Mello iniciou na Ordem DeMolay em 06/12/2015, pelo Capítulo Obreiros do Século XXI nº 057, em Teresópolis, também na Região Serrana do Rio e atualmente é membro do Convento Águia Branca e Negra nº 78. Em sua vida profana, cursa História, pretendendo no futuro ser professor desta área.

O VI Encontro Nacional da Cavalaria foi organizado pelos Conventos e Sir Arthur – “O Pendragon” n°027 e Sir Percival de Gales nº001, que contou com a Concessão de todos os Graus do Ilustre Rito da Cavalaria Brasileira (IRCB). Este Rito tem como objetivo engrandecer o conhecimento do jovem, estimular sua liderança, lapidando seu caráter com profundas lições morais, se constituindo em três séries: Histórica, Filosófica e Honorífica.

Foto: Tio Irineu Filho, membro da A.R.L.S. Estrela do Sul nº 299, do Grande Oriente do Rio Grande do Sul.

Na foto:  Os Irmãos Leonardo Motta – (membro organizador) e Robson J. Tavares de Mello

.

 

Você também pode se interessar por