O Sênior DeMolay, Caio Domingues Caldas, 21, membro do Capítulo Mestre Brandão Jr. nº 724, Funcionário de Autarquia Federal, em Pitangui, distante 130 km de Belo Horizonte, graduado em Gestão de Segurança Pública com especialidade em Políticas de Segurança Pública, e ex-Mestre Conselheiro Regional da 8ª Oficialaria Executiva do Grande Conselho do Estado de Minas Gerais (GCE-MG), esteve presente neste domingo, 19 de maio, no Rio de Janeiro, no hotel Vila Galê, no centro, para ministrar palestra sobre Rio De Janeiro: Como chegamos aqui? Segurança Publica.
Caio Caldas discorreu seu tema acerca dos erros institucionais na formação da segurança pública do Brasil principalmente do federalismo centrípeta e concentração do poder em Brasília e não nos municípios.
Citou as teorias criminológicas da escola de Chicago, onde apresentou sobre a corrente de pensamento de Polícia Moderna oriundos do Reino Unido.
“Essa foi minha primeira apresentação presencial, as demais foram todas em fóruns online e programas de jornalismo independente. É uma honra muito grande a minha primeira apresentação presencial sobre o tema ser em um congresso de relevância estadual”.
“Foi uma emoção gigante, mostrei o painel com nomes de grande relevância nacional, nomes que eu acompanhava quando mais jovem e sonhava em ao menos conhecer, nunca imaginei que estaria ao lado deles para falar sobre um problema tão caro ao povo do Rio de Janeiro“.
“Exportei ensinamentos anglo-saxônicos e apresentei ao carioca essa corrente de pensamento, que pode mudar significativamente o rumo da cidade e do estado, se um dia aplicadas”.
Foto cedida para divulgação