Uma iniciativa que está mudando a realidade de crianças carentes do município de Pontal do Paraná, distante 100 km de Curitiba, tem conquistado o coração da comunidade local. O projeto Sons do Litoral, mantido pela Loja Maçônica Taberna da Pirâmide nº 3154, coordenado pela Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul As Taberneiras e subsidiado pelo Fundo Fraterno, oferece aulas de violão gratuitas a mais de um ano, todos os sábados das 16h às 17h, proporcionando educação, cultura e uma nova oportunidade de aprendizado.
O projeto Sons do Litoral não é apenas um conjunto de aulas de música, mas uma ação contínua que visa enriquecer a vida das crianças por meio da arte e do conhecimento.
“A música é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e social, e é exatamente isso que este projeto busca proporcionar às crianças carentes da região“, dizem os organizadores.
A Loja Maçônica Taberna da Pirâmide nº 3154 tem desempenhado um papel fundamental na realização desse projeto, fornecendo o suporte necessário para que as aulas de violão sejam ministradas com excelência.
Já a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul As Taberneiras, tem coordenado de perto todas as atividades com apoio dos maçons João Carlos de Lima, Volni Xavier e o professor Elvis, garantindo que cada criança tenha a oportunidade de aprender e crescer por meio da música.
O horário das aulas, sempre aos sábados das 16h às 17h, foi escolhido estrategicamente para permitir que o maior número possível de crianças participe, sem interferir em suas rotinas escolares e familiares. Além disso, as aulas são totalmente gratuitas, tornando a música acessível a todos, independentemente de sua situação financeira.
Texto e Foto: Juliane de Fatima Silva Marins Peixoto
Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul As Taberneiras