Médico e membro da Ordem DeMolay de Rondônia aborda sobre a importância da campanha do Novembro Azul; cede entrevista exclusiva para o site do Paramaçonaria

Gabriel Bonfante Scarpa Vasconcellos, 29, ou simplesmente Gabriel Scarpa, médico cirurgião geral e do trauma, residente do terceiro ano em urologia; Grande Secretário Estadual Adjunto, do Grande Conselho do Estado de Rondônia (GCE-RO), realizou um vídeo na página oficial deste Grande Conselho, no instagram @demolayro, nesta semana onde abordou de forma rápida, sobre a importância de ser realizado anualmente o exame de próstata, representado pela campanha Novembro Azul, que é a campanha de conscientização para a doença.

O site do Paramaçonaria aproveitou e realizou uma entrevista exclusiva com esse grande Irmão da Ordem DeMolay.

Dr Scarpa é residente de Urologia no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro e trabalha como plantonista de cirurgia geral no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II em Porto Velho.

No vídeo, Dr Scarpa explica sobre o rastreio do câncer de próstata, onde é indicado para os homens a partir dos 45 anos de idade e deve ser realizado de forma anual.

No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais comum no homem. E de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia e Sociedades de Urologia Internacionais (Associação Americana de Urologia e Sociedade Europeia de Urologia), o rastreio é indicado para todo homem a partir dos 45 anos e colabora na redução dos custos de saúde pública, “pois prevenir ou detectar de forma precoce é melhor do que tratar as doenças mais avançadas“.

O rastreio de câncer de próstata serve para investigar os sinais e sintomas de um câncer de próstata e descobrir se a doença está presente ou não, são feitos basicamente dois exames iniciais. Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto, junto com o Antígeno Prostático Específico, o PSA.

Hoje temos o advento da Ressonância Magnética da Próstata, da Tomografia Computadorizada com Emissão de Pósitrons ( PET-CT) , entre outros exames que tem indicação específica”, comenta Dr Scarpa,

“O preconceito com a avaliação médica adequada para a identificação precoce e o tratamento adequado do câncer de próstata não deve ser enraizado em nossa cultura, pois atrasa do diagnóstico e o tratamento acaba por ser mais traumático e agressivo em caso de detecção tardia. Se cuidar também é coisa de homem. Se bem orientado, o exame geralmente é rápido e indolor, e fornece uma gama de informações para o especialista, como se há algum nódulo, se a próstata está aumentada de tamanho, se tem suspeita de invasão de órgãos adjacentes”.

Dr Scarpa também aborda que:

“Atualmente o PSA (Antígeno Prostático Específico) é o exame laboratorial que mais nos auxilia no diagnóstico e no acompanhamento dos pacientes, além do exame digital da próstata (famoso toque)”.

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). Ela não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo.

Ordem DeMolay

É membro do Capítulo Jorge Teixeira nº 56, patrocinado pela Augusta Cruz da Perfeição Maçônica Respeitável Loja Simbólica União e Perseverança nº 947 – Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB/RO); ingressou nesta instituição juvenil em 2009.

Hoje está como Grande Secretário Estadual Adjunto do GCE-RO e é membro da Comissão Nacional da Ordem da Cavalaria do Supremo Conselho DeMolay Brasil (SCDB).

Maçonaria

É membro da A.R.B. O.L.S Estrela Renascente nº2 – da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (GLOMARON).

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por