Titular da CID 67 cede entrevista ao Paramaçonaria

Titular da Carteira de Identificação DeMolay (CID) nº 67, o Irmão Lauro Fabiano de Souza Carvalho, natural de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, membro do Capítulo Rio de Janeiro nº 001, patrocinado pelo Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA), iniciou  na Ordem DeMolay em 09/11/1980; conta com exclusividade, ao Paramaçonaria, sua história dentro desta entidade e também na maçonaria. Uma lição de vida, um exemplo a ser seguido.

Atualmente, o Irmão Lauro Fabiano de Souza Carvalho, está  como membro da Comissão Nacional de Expansão do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB) e também como Secretário Estadual de Expansão e Retenção do Grande Capítulo do Estado de São Paulo (GCE/SP).

Conheceu a Ordem DeMolay após mudar-se para o Rio de Janeiro, quando criança, através de um  de casal de amigos, onde o marido era grau 33 da maçonaria que o indicou para entrar nesta entidade paramaçonica.

Recebeu, em seguida, um telegrama do Tio Jorge Alberto Mansur, primeiro Mestre Conselheiro do Brasil para ser iniciado quatro dias depois, ainda em 1980. Seu primeiro trabalho na Ordem, foi contar sobre a vida de Jacques de Molay, para cerca de 90 pessoas. O Irmão Lauro Fabiano de Souza Carvalho, conta que, naquela época, suas mãos tremiam muito e um Tio foi ao seu encontro para acalmá-lo, segurando em seu braço, dizendo “Calma sobrinho, você está em casa, aqui é a sua nova família”. Conseguiu, em seguida, ler o trabalho e, ao voltar para o seu lugar, se tornava um novo homem a partir desse momento.

“A Ordem DeMolay é fundamental em minha vida. Ela foi um propulsor que me proporcionou grandes impulsos na juventude e hoje é um motor potente que continua a orientar a minha trajetória. O futuro da Ordem é o futuro do SCODB”.

Profissionalmente é Gestor de Informação, carreira que desenvolve desde programador trainee, há 29 anos; nos últimos sete também é editor de livros acadêmicos. Formado em Filosofia pela Universidade Prebisteriana Mackenzie e em História pela Universidade de São Paulo (USP) onde também atualmente realiza mestrado nesta área.

Casado há 15 anos com Denise Maestrello Carvalho, tem um filho com 14 anos, Lúcio Maestrello Carvalho, que será iniciado na Ordem DeMolay na reinstalação do Capítulo São Paulo nº 20, patrocinado pela A.R.L.S. Fernando Pessoa nº 4001, também patrocinadora do São Bernardo de Clairvaux nº 86 da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques de Molay, no qual é presidente do Conselho Consultivo.

 

      Trajetória na Ordem DeMolay

 

  • 1984 – Auxiliar do Oficial Executivo para o Brasil
  • 1984 – Secretário e Tesoureiro Estadual do GCE/SP, Delegado para Cortes de Chavalier
  • 2001 – Recebe o prêmio Honra ao Mérito DeMolay
  • 2009/2010 – Oficial Executivo da SP01 – Secretário Excetivo do GCE/SP
  • 2011/2013 – Vice Presidente da DAG,
  • 2013/2014 –  Presidente da Comissão Nacional de Informática.

 

Trajetória na Maçônaria 

  • 1988 – Iniciado na GLSP
  • 1994 – Venerável Mestre
  • 2003 – Membro Benemérito
  • 2015 – Ocupou diversos cargos em Lojas, Corpos Filosóficos e Potências Simbólicas

Foi por cinco vezes Venerável Mestre por quatro Lojas Maçônicas em três ritos diferentes. Recebeu o Grau 33 do REAA em 2007.

Foto cedida para divulgação

 

Você também pode se interessar por